Diabetes é uma doença crônica bastante comum, infelizmente. A causa pode ser desde a genética até maus hábitos alimentares acompanhados do sedentarismo. Entenda: a doença se manifesta pela deficiência de um hormônio secretado pelo pâncreas chamado “insulina”, cuja função principal é ajudar no armazenamento de glicose, ácidos graxos e aminoácidos em seus
depósitos por todo o corpo, e assim diminuir a concentração de açúcar no sangue. Os sintomas são terríveis e, gradualmente, todo o corpo vai sendo danificado, caso não haja o cuidado
necessário.
Existem dois tipos de diabetes:
Diabetes tipo 1 ou insulino-dependente: É mais comum em crianças e adolescentes e não tem nada a ver com excesso de peso. Neste caso, pouca ou nenhuma insulina é liberada no organismo, sendo o tratamento basicamente constituído de três ações: Aplicação de insulina, mudança na dieta e exercícios físicos.
Diabetes tipo 2 ou não insulino-dependente: Aparece mais em adultos, com uma falha no pâncreas ao liberar insulina. Também é possível que os tecidos, como músculo, cérebro e fígado, resistam ao hormônio. Este tipo de diabetes está bastante relacionado ao excesso de peso e pode ser controlado com alguns medicamentos. Como você pode ver, a dieta é importantíssima para prevenir e tratar o diabetes. Por isso, separamos uma lista com dez alimentos muito importantes para garantir a saúde e combater diabetes:
Aveia – contém uma grande quantidade de nutrientes, como magnésio, ácido fólico em ômega 3. Isso sem falar dos componentes químicos de natureza vegetal, como os lignanos e flavonóides, que contribuem para a prevenção de doenças crônicas, incluindo o diabetes.
Azeite de oliva – O azeite tem um monte de antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, por isso é tão especial. Para quem deseja diminuir os níveis de glicose no sangue ou perder peso, esta é a melhor opção de óleo. Não se esqueça de que o excesso de peso é uma das causas do diabetes. Portanto, procure azeite extravirgem, pois ele possui mais de 30 agentes antioxidantes e anti-inflamatórios e pode ser facilmente usado para refogar carnes e vegetais. Além disso, fica uma delícia como molho em saladas.
Castanhas e sementes (como girassol, gergelim, castanha-do-pará e nozes)
Elas devem ser acrescentadas à dieta de quem tem diabetes. Isso porque contém gorduras naturais necessárias para o nosso corpo, como fibra e vitamina E. Sabe o que isso significa? Ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue e o bom funcionamento do coração. Pessoas diabéticas deve incorporar nozes em sua dieta e é recomendável que, antes de consumi-las, elas sejam imersas em água durante a noite para evitar a ação de seus inibidores enzimáticos.
Iogurte Rico em probióticos que vão povoar a flora intestinal.
Os diabéticos também deve consumir iogurte natural para atender às necessidades de cálcio, perder peso e diminuir a resistência à insulina. Pode ser consumido com cereais, frutas ou sozinho mesmo.
Canela – A canela contém vários componentes que ajudam o nosso metabolismo. Ela, por exemplo consegue armazenar carboidratos na quantidade certa, evitando o colesterol alto. Você pode beber o chá de canela diariamente ou acrescentar o pó no preparo de pratos deliciosos. Use seu bom gosto e criatividade!
Feijão – Os feijões são uma boa opção para atender aos requisitos de fibras e minerais, como magnésio e potássio. São alimentos que retardam o processo de digestão e facilitam a estabilização dos níveis de glicose no sangue. O feijão, o grão-de-bico e a lentilha são excelentes opções para nossa dieta, seja como prato principal ou um ingrediente da salada.
Batata-doce – A batata-doce é um tubérculo rico em antioxidantes, como vitaminas A e C. Ela é ótima substituta da batata-inglesa, graças ao baixo índice glicêmico. Quem é diabético não terá problemas em consumir batata-doce. Se for o seu caso, procure comer com casca e tudo, pois é onde tem a maior concentração de nutrientes.
Vegetais de folhas verdes – Eles têm um índice muito baixo de calorias e carboidratos e altos níveis de minerais, fibras e vitamina C, o que contribui para a diminuição dos níveis de glicose no sangue. Vegetais como salsa, acelga, repolho, são ótimas opções para incluir na dieta.
Peixes ricos em gordura (como bacalhau e sardinha) – Ômega 3 é um ingrediente fundamental para incluir na dieta de pessoas com diabetes e doenças cardíacas. O peixe é uma fonte rica deste ácido gordo. Por isso é um excelente substituto para a carne.
Frutas vermelhas – Frutas como amora e framboesa são um incrível substituto para os doces, que são os grandes vilões da diabetes. Elas são ricas em vitaminas, fibras e antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer, hiperglicemia e doenças cardíacas. Por fim, é bom entender que uma dieta balanceada ajuda a enfrentar o diabetes mais facilmente. Você não precisa deixar de comer qualquer coisa doce, mas deve aprender a fazer tudo com responsabilidade. Além do cuidado com a alimentação, é bom ter uma rotina de exercícios.
Consulte sempre seu médico.
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

